quarta-feira, 16 de março de 2016

Aumentando a carga de estudos gradativamente

Hoje vou falar um pouco sobre a carga horária de estudos... Falarei sobre a partida, ou seja, do dia que a pessoa decide estudar para concursos até o dia da prova. Vamos lá...



Estudo x Maratona

Primeiramente, é muito comum ver em livros e aulas na internet que ensinam a estudar para concursos a comparação do estudo para concursos com uma preparação para uma maratona. Esta comparação é excelente e reflete bem a realidade!

Como afirmado no post (Controle de horas de estudo), você definirá duas coisas quando planeja os estudos, a QUANTIDADE DE HORAS DIÁRIAS DE ESTUDO e a sua META DE HORAS DE ESTUDO até o dia da prova. Geralmente a META DE HORAS DE ESTUDO gira entre 1.000h e 2.000h de estudo. Então você deve planejar como será essa "caminhada" até o dia da prova. É aí que a comparação com um corredor de maratona faz sentido!

Um corredor de maratona sabe quantos km deverá correr, então ele inicia fazendo um aquecimento inicial, aumenta o ritmo para uma velocidade que ele consegue manter por um longo período e no final da maratona ele dá uma acelerada para tentar chegar primeiro a linha de chegada!

No estudo para concursos é a mesma coisa! Por isso que a comparação com a maratona é tão perfeita! Quando você iniciar os estudos você iniciara com uma pequena quantidade de horas diárias, depois de alguns dias você vai aumentando a carga horária até a QUANTIDADE DE HORAS DIÁRIAS DE ESTUDO que você pretende manter! Quando chegar próximo ao concurso (geralmente quando sai o edital do concurso) você aumenta a carga horária de estudos mais um pouco! Vê como é parecido com um corredor de maratona?

Para facilitar o entendimento vou dividir o processo de estudo em três etapas! INÍCIO dos estudos, Estudo PRÉ-EDITAL e Estudo PÓS-EDITAL! (Caso você procure outros guias de estudo na internet você verá que a quase unanimidade deles dividem o processo de estudo nestas três fases).

INÍCIO

No início dos estudos você ainda não tem "musculatura mental" para estudar tantas horas de estudo diárias, por isso que deve aumentar a carga horária aos poucos. O ideal é aumentar a carga horária em 2h por semana até chegar a quantidade de horas que você pretende manter.

Se você pretende estudar 6h por dia, que é uma quantidade excelente para quem esta só estudando, você deve iniciar com 2h por dia. Depois de uma semana você aumenta para 4h por dia, depois de mais uma semana você aumenta para as 6h. Ou seja:

Para quem pretende estudar 6h por dia:
Semana 1- Estuda 2h/dia
Semana 2- Estuda 4h/dia
Semana 3- Estuda 6h/dia

Este crescimento gradativo da carga horária diária é importante para que a pessoa não se desestimule a estudar, pois estudar 6h líquidas por dia não é tarefa fácil e é necessário este "aquecimento" inicial.

Se seu planejamento é estudar 8h por dia, o que já começa a se tornar um estudo "pesado", além das 2 semanas de aquecimento, você adiciona mais duas, ou seja:

Para quem pretende estudar 8h por dia:
Semana 1- Estuda 2h/dia
Semana 2- Estuda 4h/dia
Semana 3- Estuda 6h/dia
Semana 4- Estuda 6h/dia
Semana 5- Estuda 8h/dia

Coloquei duas semanas de 6h/dia porque passar de 6h/dia para 8h/dia é uma baita diferença!

Já se você trabalha e estuda, ou seja, pretende estudar menos horas por dia, a ideia é a mesma! Supondo que você pretenda estudar 3h por dia

Para quem pretende estudar 3h por dia:
Semana 1- Estuda 1h/dia e no final de semana estuda 8h
Semana 2- Estuda 2h/dia e no final de semana estuda 12h
Semana 3- Estuda 3h/dia e no final de semana estuda 16h

Acho que já deu para entender a ideia, não é?!

Agora que você já esta na sua "velocidade de cruzeiro" vamos mante-la!


ESTUDO PRÉ-EDITAL

Nessa fase você já passou pelo "aquecimento" inicial e já esta estudando as horas diárias que gostaria. Basta manter o ritmo até que saia um dos editais de concurso que você deseja!

Um ritmo muito bom de estudo para quem esta só estudando é entre 6h/dia e 8h/dia. É perfeitamente possível estudar essa carga horária diariamente por um longo período de tempo! Não aconselho estudar 10h por dia no pré-edital, pois é uma carga horária de estudos muito massacrante, você corre o risco de se cansar muito e quando sair o edital não conseguir fazer o ESTUDO PÓS-EDITAL com qualidade!

Para quem trabalha e estuda a carga horária deve ser ajustada para sua necessidade! Você deve definir uma carga horária diária de estudos como qualquer outro concurseiro e deve cumprir esta carga horária! A diferença é que a carga horária será menor em comparação com quem apenas estuda, mas você deve manter o ritmo! Não adianta estudar um dia 2h e no próximo 1h, no outro 3h... Você deve manter um ritmo bom e que consiga manter ele por um longo período! E claro, o final de semana deve ser explorado ao máximo para estudar!


ESTUDO PÓS-EDITAL

Este é o momento que sai o o concurso que você sonha em ser aprovado! Você e mais milhares de pessoas já estão estudando a um bom tempo! Da mesmo forma que o corredor de maratona, este é o momento de você conseguir liberar aquela força interior! Sei que você já está cansado, mas esse é o momento que poderá decidir sua aprovação! Essa é aquela hora que você vê a linha de chegada e tem que se esforçar ao máximo para chegar na frente dos seus concorrentes!

O estudo pós-edital é considerado por muitos como o diferencial para a aprovação! Como já dito em outros posts, a TEORIA das disciplinas quase todos os candidatos do concurso saberão muito bem, então passará aquele que está mais treinado em RESOLVER questões! Como RESOLVER questões é um conhecimento de curto prazo, que é corroído a medida que o tempo passa, o candidato que conseguir estudar mais nesse período pós-edital (que geralmente dura 60 dias) terá fortes chances de ser aprovado!

Se você trabalha e estuda, o ideal a se fazer é pedir férias! Esses 60 dias entre o lançamento do edital e a realização da prova é muito importante! Então durante o período de estudo PRÉ-EDITAL não tire férias! Guarde-as para quando sair o edital! Se você não tiver 60 dias de férias, guarde as férias para os últimos 30 dias antes da prova!

Nesse período você tem três grandes missões!
- 1 - Aumentar a carga horária de estudos:
Se estuda 2h por dia, passe a estudar 4h por dia. Se estuda 6h por dia, passe a estudar 8h por dia! Se estuda 8h por dia, passe a estudar 10h por dia!
Para isso você tem que tirar forças para estudar e precisará ainda mais da compreensão da sua família! Busque motivação! Lembre-se que se tudo der certo, você fizer sua parte e tiver um pouco de sorte você não precisará mais estudar loucamente para concursos pelo resto da vida! Isso já é uma grande fonte de motivação, não é verdade?!


- 2 - Estudar as disciplinas e assuntos que você ainda não estudou
A primeira coisa a se fazer quando sai um edital é verificar o que você já estudou e o que ainda não estudou! Após isso você deve o mais rápido possível adquirir o LIVRO/PDF/AULA da(s) disciplina(s) que ainda não estudou e deve estudar ela(s)!

- 3 - Fazer questões comentadas no Tecconcursos exaustivamente!
Faça questões da hora que acordar a hora que for dormir! Só estude TEORIA se realmente estiver com muitas dificuldades em algum assunto!

Nessa fase você deve dar preferência a fazer questões da BANCA que fará o concurso! É obvio que 60 dias é tempo suficiente para você fazer todos os exercícios da BANCA que tiver no tecconcurso, afinal você esta estudando "loucamente". Então você deve complementar fazendo questões de outras bancas que tenham nível parecido ou superior ao da banca que fará o concurso! Mas lembre de focar fazer questões da BANCA do concurso, faça questões de outras bancas apenas para complementar o estudo!


RESUMINDO


Acho que deu para entender direitinho a analogia entre Maratona e Estudo para concurso! Você deve aumentar a carga de estudos diárias até chegar na carga de estudo desejada. Depois você se mantem estudando essa quantidade de horas diárias até que saia o edital desejado. Após isso você aumenta mais um pouco a carga horária de estudos até o dia da prova.

E não esqueça que o que fará você passar no concurso é fazer questões de outros concursos! Não caia na besteira de focar em estudar teoria no pós-edital que você acabará sendo reprovado! Estude apenas a TEORIA que falta e parta para resolver questões de outros concursos!


Ajudando outros concurseiros


Quero falar uma ultima coisa. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinheiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta". Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas ou emprestando livros e materiais de estudo. Então faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:




Bons estudos!

Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário